segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pre-Caju!!



Divertir-se é muito bom. Quem não gosta?

A diversão revigora as nossas forças e quando é realizada em companhia dos demais nos torna mais generosos e mais sociáveis. Aproximam-se dias maravilhosos para a diversão, os do Pre-Caju.

A pessoa humana não aguenta trabalhar o tempo todo e nunca descansar. É necessário que de tempos em tempos descansemos. Se esticarmos uma corda e a deixarmos tensa durante muito tempo, não aguentará, se partirá. Não podemos viver numa tensão permanente; se assim fosse, nos quebraríamos.

É muito importante que nos entreguemos às diversões, aos jogos e às festas, nas quais se busca o prazer que nos faz descansar. Logicamente, essas diversões, jogos e festas, deverão ser conforme a reta razão, pois devemos ser virtuosos aos divertir-nos. Atuar com excesso nas diversões mostra que o apetite de quem se diverte é desordenado, fora da ordem da razão.

Se não há excesso, se a alegria é usada para relaxar um pouco das tensões do cotidiano e se são diversões que não ofendem a Deus, não só é lícito entregar-nos aos prazeres das diversões, mas é também muito aconselhável.

No entanto, brincar o carnaval com sentido cristão e, por tanto, também humano, não é fácil. É possível se há organização: em família e com amigos responsáveis. Nesse sentido, algumas Igrejas Católica e Evangélicas  tem o costume de organizar eventos de oração e de encontro durante esses dias. Trata-se de uma iniciativa louvável.

Cada família, cada grupo ou associação poderá, com criatividade, encontrar maneiras de divertir-se à beça, fraternalmente e aproveitando o tempo para viver essa dimensão tão humana e tão cristã, a ALEGRIA.

Tenhamos sempre em alta estima, em meio às nossas diversões, virtudes como a sobriedade no uso dos alimentos e das bebidas, amor à pureza e ao pudor, a honra à palavra dada, a generosidade na escuta e no serviço aos outros. Não se trata de ser chatos nem relaxados, mas de ser santos fazendo com que seja amável e alegre o caminho da santidade. Na presença de Deus, todos nós teremos um bom carnaval, divertido e normal. Bom carnaval, então!

Pe. Françoá Costa

Um comentário:

  1. Amei esta mensagem...sábia e de gde valor...que tenhamos então SABEDORIA em segui-la, ou ao menos agirmos com equilibrio !!! Parabéns Infoschool pela publicação de tão belo conteúdo !!!!

    Cleide Menezes
    Aluna e seguidora da Infoschool.

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Twitter Facebook